terça-feira, 3 de maio de 2011

Revisão de Literatura: Câncer da Boca

Uma das maiores dúvidas que temos quando nos deparamos com uma lesão bucal é sua real gravidade, ainda mais quando a lesão em questão apresenta potencial carcinogênico, muitas vezes porém essas lesões passam despercebidas devido à seu tamanho ou coloração, em outros casos no entanto elas podem assumir proporções tamanhas que acabam atrapalhando fonação, deglutição e até mesmo a respiração do paciente odontológico, dependendo assim do diagnóstico clínico e laboratorial para que se possa trata-la de maneira correta e eficaz, êxito final da profissão.


Para que possamos atingir tal êxito, no entanto, devemos possuir base sobre os principais sinais e sintomas que cada processo patológico apresenta. Uma ótima maneira de obter esse conhecimento é através da leitura contínua de literatura específica, como é o caso do livro analisado, que trata especificamente da área de oconlogia associada a odontologia.
Com um vocabulário simples e de fácil entendimento, o livro trata das principais lesões da cavidade oral com potencial carcinogênico, ou seja, lesões que podem vir a se tornar um câncer. A leitura não exige muito conhecimento específico da área oconlógica, e traz informações preciosas para a vivência clínica.



A explicação da origem e progressão dos processos patológicos é detalhada, assim como seus sinais, sintomas e as causas dos mesmos, fato importante que enriquece a leitura, pois nada se torna decorativo, muito pelo contrário, o livro estimula o raciocínio e o aprendizado na arte do diagnóstico.


Frisando também a importância do diagnóstico de patologias através de lesões orais, sendo que, muitas vezes, as manifestações orais são o primeiro sinal de patologias sistêmicas graves.
Com certeza uma leitura recomendada, não para aprender a realizar tratamentos oconlógicos, mas para que o clínico tenha condições de diagnosticar e encaminhar para tratamento pacientes com lesões cancerizáveis.















Livro: Câncer daBoca
Autor: Abrão Rapoport
Editora: Pancast
ISBN: 8586266051
Ano: 1997 
Edição: 1
Número de páginas: 213
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Preço em média: R$50

Dra. Vanessa Nascimento
CROSP - 99.211
www.jodonto.com.br