quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ORAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA


ORAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA
MENTIRAS QUE VIRAM VERDADES


Algumas histórias ditas constantemente, mesmo sendo inverídicas tornam-se verdades. Temos vários exemplos, uma delas é a origem da oração do Cirurgião Dentista, que há 54 anos tem como seu autor o Papa Pio XII (dizem que também era dentista). A oração que diz:
A odontologia é uma profissão singular, exige dos que a ela se dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge”.
Colegas, esta oração não é, nunca foi e nunca será do Papa Pio XII, a sua autoria é do Professor Dr. Mário Chaves, provado e comprovado pelo discurso proferido em 1953, para os cirurgiões dentistas da Faculdade Nacional de Odontologia.
Este resgate histórico é de suma importância são 54 anos de mentira.
Nunca ninguém saberá a origem desta mentira, imagina-se que algum desavisado ao ouvir o discurso proferido pelo Prof. Mário Chaves comentou "- esse é o Papa da Odontologia," outro desavisado ouviu e disse essa oração é do Papa, daí, um pulo para o início da mentira que perdura até os dias atuais.
De certo modo a oração é realmente do Papa.
Só que do Papa da Odontologia,
Do Professor Doutor Mario Magalhães Chaves.
Resgatar a verdade é exercer a plena cidadania, é a nossa obrigação.
 A verdade é tão importante que às vezes até dói.
  
Fausto Ribeiro Tancredi
Presidente do SINODONTO-ES
Vice Presidente da FIO.